Quais são os 5 melhores livros de distopia? A TAG te conta!
Gêneros literários

Confira quais são os 5 melhores livros de distopia

Confira quais são os 5 melhores livros de distopia Share this post

A grande magia da literatura é agradar aos diferentes perfis e gostos de pessoas que gostam de ler. Os gêneros literários envolvem histórias de romance, ficção científica, investigação criminal, drama e muitos outros temas instigantes. Dentre eles, a distopia se destaca mundialmente.

Muitas obras até já viraram temas de séries e filmes como “Handmaid’s tale”, inspirado no livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood e “Laranja Mecânica”, do mesmo nome da obra de Anthony Burgess.

Se você gosta de leituras como essas, listamos abaixo algumas ótimas indicações que valem a pena conferir. Mas, se ainda não conhece muito sobre gênero, primeiramente vamos te explicar mais sobre ele, confira!

O que são livros de distopia?

Segundo o dicionário, a palavra distopia significa “lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia.”

Os livros desse gênero literário estão vinculados a ficção científica e apresentam histórias que são uma crítica ou sátira à sociedade. Ele vai à contramão da utopia de um mundo ideal e igualitário.

Geralmente, esses enredos costumam se passar no futuro, destacando um Estado que se utiliza do poder para controlar massas e disseminar a desigualdade social.

Confira: 9 dicas de como se concentrar na leitura: confira nosso guia

Os 5 melhores livros de distopia

Confira abaixo quais são os 5 melhores livros de distopia que não podem faltar na sua biblioteca:

1. 1984, George Orwell

O livro “1984” foi um dos romances mais citados do século XX. Sua primeira publicação foi em 1949 e ganhou fama por tratar de forma ficcional o totalitarismo.

A história narra a trajetória de Winston Smith, um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade com a função de falsificar registros históricos a fim de encobrir informações do passado.

O Estado é liderado pelo Grande Irmão (Big Brother), que assumiu o poder após um guerra mundial (analogia à Segunda Guerra Mundial). O líder máximo do Estado tem um perfil autoritário e cruel e todos são reféns da sua vigilância.

A obra de George Orwell já foi traduzida para mais de 65 países. Não à toa já virou filme, minissérie, inspirou mangás, quadrinhos, uma ópera e até o famoso reality show “Big Brother”, transmitido em diversos países.

2. Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Ao contrário da obra “1984”, de George Orwell, em “Admirável Mundo Novo” trata a distopia de forma diferente, sem repressão ou violência, mas sim pela manipulação por meio do incentivo comportamental, ou diria lavagem cerebral, que o Estado julga o correto.

A história descreve uma sociedade liderada por princípios da ciência. Os indivíduos são divididos em castas, biologicamente definidos no nascimento, e programados para exercer determinada função.

Atividades culturais e aquelas que provocam o desenvolvimento da mente, como a literatura, a música e a arte são vistas como uma ameaça a esse sistema.

Admirável Mundo Novo foi escrito em 1931 pelo escritor Aldous Huxley e publicado em 1932. Considerado um clássico da literatura, sua história envolve leitores até agora.

3. Laranja Mecânica – Anthony Burgess

O livro “Laranja Mecânica” teve sua primeira publicação em 1962 e em 1971, sua história foi inspiração para o filme produzido por Stanley Kubrick.

A narrativa em primeira pessoa é feita pelo personagem Alex, um adolescente membro de uma violenta gangue que foi capturada pelo Estado. A trama discute o conceito de liberdade, violência (física e mental) e qual o limite entre a ação do Estado e o indivíduo.

Uma curiosidade é que o título “Laranja Mecânica” faz alusão ao mecanismo do relógio. Uma crítica à visão artificial, robótica e programável.

4. A Seleção – Kiera Cass

“A seleção” é um dos livros escrito por Kiera Cass da série que conta com mais 8 livros que conta com romances e contos: “A Rainha”, “O Príncipe”, “A elite”, “O Guarda”, “A Favorita”, “A Escolha”,” A Herdeira” e “A Coroa”.

A história se passa no país Illéa em uma sociedade dividida por castas. O número um é a classe mais alta. America Singer é uma oito, que trabalha de musicista para ajudar a família e sonha em se casar com um rapaz de uma casta mais baixa.

Mas tudo muda ao surgir uma seleção para se tornar a princesa do país. A menina que nunca tinha sonhado em ser princesa, vê seu futuro mudar ao conhecer o pessoalmente, o príncipe Maxton. Tudo isso ocorre em meio a diversos ataques de rebeldes a realeza e aos e segredos que irão colocar em risco a coroa e as regras do país.

5. O conto da aia – Margaret Atwood

Em “O conto da aia”, a autora Margaret Atwood revela um futuro distópico, em que a mulher não tem nenhuma representatividade na sociedade.

A história relata a vida de uma aia da República Gilead. Ali, a religião controla o mundo e, principalmente, a vida das mulheres. Elas são proibidas de ter amizades, de ler, de ter um emprego e uma família. Mas Gilead viveu em outra realidade, e a sua vontade de se libertar e viver suas lembranças são considerados atos de rebeldia em Gilead.

Publicado em 1985, “O conto da Aia” ganhou fama mundial ao ser adaptada para a série de TV ” The handmaid’s tale”.

E aí, bateu a ansiedade para ler esses livros de distopia que indicamos? Conheça também a Coleção TAG Sci-fi para explorar ainda mais os universos da ficção científica.

Até a próxima!

5/5 - (4 avaliações)

5 comments

  • Os livros citados são realmente ótimos, já anotei Laranja mecânica e A seleção que ainda não li.
    Fahrenheit 451 também é memorável.
    Sempre que falam de distopia, sinto falta da menção do livro Não verás pais nenhum, do autor brasileiro Inácio Loyola Brandão.
    Um bom exemplo do gênero de um autor nacional.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados