Sem categoria

5 filmes e livros relacionados a obras clássicas que você nem imaginava

5 filmes e livros relacionados a clássicos Share this post
         Ana Souza

Os livros clássicos estão mais próximos do seu dia a dia do que você pensa. Talvez você nem imagine, mas até alguns dos seus filmes preferidos da Sessão da Tarde estão nessa lista que preparamos com obras contemporâneas que foram inspiradas em obras clássicas.

Pensando nisso, listamos aqui algumas obras — clássicas e contemporâneas — que estão diretamente relacionadas e que podem inspirar você a viajar pelo mundo dos clássicos e a olhar para esses livros de uma forma muito mais próxima. 

 

O livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, e a peça A Tempestade, de William Shakespeare.

O título do livro de Huxley (Brave new world, em inglês) foi retirado da peça do britânico William Shakespeare. Além disso, outros aspectos estão presentes em ambas as obras, como, por exemplo, a preocupação com a destruição dos bons homens por uma sociedade que os usa. Vemos também muitas coisas em comum entre o personagem John, de Admirável Mundo Novo, e Caliban, de A Tempestade.

 

O filme As patricinhas de Beverly Hills e o livro Emma, de Jane Austen

A trama desse sucesso cinematográfico dos anos 90 conta a história de uma jovem rica e popular que decide começar a fazer boas ações: juntar casais e assumir a tarefa de transformar uma garota nova na escola em uma das meninas populares. Essa narrativa é inspirada em uma das obras de Jane Austen, Emma. No livro, a protagonista é uma jovem rica e mimada, que gosta de ocupar os dias interferindo na vida romântica das pessoas ao seu redor.

 

O filme 10 coisas que eu odeio em você e a peça A Megera Domada, de William Shakespeare

No filme, a jovem Bianca, que é popular e quer ter um namorado, só pode fazer isso após sua irmã Kat, uma menina de personalidade forte, também começar a namorar. Disposto a tudo para ficar com Bianca, um jovem suborna o amigo para conquistar Kat. A história é uma versão mais leve e atualizada de mais uma peça do clássico autor britânico, em que um rico mercador decide que sua filha mais nova (Bianca) só pode se casar após a mais velha (Catarina ou Katherine, no original) encontrar um par.

 

O filme O Diário de Bridget Jones e o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Por essa você não esperava, né? A obra de Jane Austen mostra a maneira como Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à cultura, moral e casamento na sociedade do século XIX. Apesar das protagonistas do filme e do livro serem bem diferentes entre si, o enredo das duas histórias são bastante parecidos. 

 

 

 

O filme e a minissérie O Auto da Compadecida e o próprio livro de mesmo título, escrito por Ariano Suassuna. 

Numa das maiores comédias da literatura nacional, acompanhamos as aventuras de João Grilo, nordestino esperto que vive de enganar os ricos e poderosos, e seu parceiro Chicó. A versão dessa obra para o cinema e sua minissérie produzida para a televisão são um sucesso até hoje: você sabia que o filme foi vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil em diversas categorias? 

 

 

Depois dessa lista, não tem como achar que os clássicos são livros inacessíveis, né? Eles são tão universais que inspiraram outras obras conhecidas e amadas popularmente — seja em forma de filmes, livros ou minisséries.

Aqui na TAG, queremos que todos vejam a literatura clássica como nós a enxergamos — e que acreditem nestes livros como nós acreditamos. Por isso, lançamos a trilha literária “Volta ao mundo em 7 clássicos”

Essa trilha nasceu com o objetivo de trazer os livros clássicos de um jeito que você nunca viu antes. Por isso, além da box com 7 obras do mundo todo em edição exclusiva — passando pelo Brasil, Estados Unidos, Rússia, Japão, Nova Zelândia, Inglaterra e África do Sul, em épocas e momentos históricos distintos —, teremos um curso desenvolvido em parceria com a Casa do Saber. Ao longo das aulas ministradas por convidadas como Rita Von Hunty, você vai compreender — e redescobrir —  o universo dos clássicos de forma descomplicada e inovadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados