Listas

As bibliotecas mais bonitas que você vai ver hoje

Livraria El Ateneo, em Buenos Aires | Foto: Divulgação Livraria El Ateneo, em Buenos Aires | Foto: Divulgação Share this post
Luise Spieweck Fialho - Redação
Luise Fialho Colaboração: Gabriel Fragoso

Enquanto lê este post, tente imaginar você, com um bom livro nas mãos, acomodado em uma dessas bibliotecas e livrarias. De vez em quando, olha em volta e pensa: “Uau. Estou mesmo lendo aqui, nesse lugar tão lindo?”. E aí você sorri e retorna para a leitura.

Aqui estão as 8 bibliotecas mais bonitas que você vai ver hoje:

Biblioteca George Peabody

Conhecida como a “catedral dos livros“, a Biblioteca George Peabody, nos Estados Unidos, arranca suspiros dos amantes da literatura (e da arquitetura, é claro): são mais de 300 mil volumes em seu acervo, com livros que datam desde o século XIX e incluem todos os gêneros e assuntos (como, por exemplo, a nossa amada ficção!) A biblioteca fica dentro da Universidade de Johns Hopkins e foi projetada por Edmund Lind em 1860. Repleta de mármore, ferro e balcões dourados, é famosa por sua grande elegância: o espaço, inclusive, é frequentemente utilizado para casamentos e festas particulares!

Livraria Lello

A Livraria Lello, localizada na cidade do Porto, em Portugal, é considerada uma das mais belas livrarias do mundo. Tem, também, uma ligação especial com um dos maiores fenômenos literários do mundo: a saga Harry Potter. A história da livraria localizada no número 144 da Rua das Carmelitas começa em 1869, quando foi aberta como editora. O emblemático edifício de arquitetura neogótica já seria o suficiente para chamar a atenção. Por dentro, impressionam seus vitrais, adornos em madeira, coleções de livros raros e a maravilhosa escadaria vermelha localizada no centro da livraria. J.K. Rowling mudou-se para a cidade do Porto, onde viveu entre 1992 e 1993, depois da morte da mãe. Lá, passou a trabalhar como professora de inglês e deu à luz sua filha Jessica. Ao partir do Reino Unido, levou consigo o manuscrito inacabado de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da série. No tempo livre, Rowling andava pelas ruas do Porto em busca de ideias para conseguir terminá-lo: frequentadora da Livraria Lello, encontrou em sua fabulosa escadaria inspiração para criar alguns dos ambientes do castelo de Hogwarts. Nos trajes acadêmicos dos estudantes universitários portugueses, inspirou-se para conceber as longas capas pretas que fazem parte da vestimenta dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria.

El Ateneo

Em 2008, o jornal britânico The Guardian elegeu as 10 livrarias mais bonitas do mundo. Mais recentemente, em 2015, a única livraria da América do Sul presente nessa lista voltou a ser citada como uma das mais belas do planeta: a El Ateneo Grand Splendid, localizada no número 1860 da Avenida Santa Fe, em Buenos Aires. A mais famosa livraria da capital argentina conta com um estoque de mais de 120 mil livros.

Real Gabinete Português de Leitura

Uma das bibliotecas mais lindas do mundo fica no Brasil! Com um acervo muito valioso que guarda mais de 350 mil volumes entre obras raras, manuscritos, cartas e primeiras edições, o Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 14 de maio de 1837, na cidade do Rio de Janeiro. Foi lá que aconteceram as primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras, sob a presidência de ninguém menos do que Machado de Assis.

Foto: Ossip van Duivenbode

Biblioteca de Tianjin Binhai

A biblioteca de Tianjin Binhai foi inaugurada em 2017 e fica na cidade de Tianjin, localizada na costa da China. Com gigantescas estantes brancas e onduladas que vão do chão ao teto, ficou conhecida como “oceano dos livros”. Projetada e construída em inacreditáveis três anos (muito rápido!), tem sido considerada a biblioteca mais bonita da China. Lá dentro, você encontra mais de 200 mil exemplares — e a capacidade para armazenar 1,2 milhão de obras — e não é à toa que recebe, em média, mais de 15 mil pessoas em um fim de semana normal.

Biblioteca Vasconcelos

Inaugurada em 2006, na Cidade do México, ela foi considerada uma das construções mais avançadas do século XXI! A biblioteca de 36000 m² é inteiramente feita de concreto e vidro e recebeu seu nome em homenagem a José Vasconcelos, um importante filósofo e político que dedicou sua vida, entre outras coisas, a promover a leitura no país. Quer fazer uma visita? Lá, você vai encontrar um acervo de quase meio milhão de livros, uma estrutura de prateleiras que enche os olhos (e se parecem com contêineres) e o enorme esqueleto de uma baleia pendurada no teto, talvez para nos lembrar de que não precisamos navegar sozinhos pela literatura.

Foto: Roos Aldershoff

Boekhandel Dominicanen

A Boekhandel Dominicanen (Livraria Dominicanen) fica no coração da cidade de Maastricht, sul da Holanda. Em 2007, foi eleita pelo The Guardian a livraria mais bonita do mundo. A igreja gótica do século XIII já havia ganhado outras funções antes de ser convertida em livraria, em 2006. Hoje, abriga uma infinidade de livros, CDs, um café e espaço para eventos num ambiente que mescla história e modernidade.

 

Biblioteca Municipal de Stuttgart

Por fim, com vocês, a Biblioteca Municipal de Stuttgart, na Alemanha. A construção impressiona por seus nove andares e simetria impecável.

Se você pudesse visitar qualquer uma dessas bibliotecas e livrarias, qual escolheria?

18 comments

douglas 22 de setembro de 2020 Responder

El Ateneo em Buenos Aires porque simplesmente linda!!

douglas 22 de setembro de 2020 Responder

El Ateneo é simplesmente linda!

Fernanda Santos Ribeiro 20 de outubro de 2020 Responder

A biblioteca de Tianjin, sua arquitetura é impressionante.

Ana Lucia Marino 20 de outubro de 2020 Responder

Visitaria a Livraria Lello

Maria Martha B. M. Zini 20 de outubro de 2020 Responder

Uma antiga a da Real Gabinete Português de Leitura; e a da China de Tianjin Binhai

SONIA KATHERINE POTTIER GAMA LOBO 20 de outubro de 2020 Responder

Queria visitar a do Brasil! E também a livraria Lello.

Denise Becker 20 de outubro de 2020 Responder

A biblioteca municipal de Stuttgart.

Maria Helena 20 de outubro de 2020 Responder

Tive a oportunidade de morar por sete meses numa cidadezinha do interior dos EUA, no Estado do Michigan. A biblioteca era um sonho porque emprestavam, além de livros, periódicos, instrumentos musicais, CDs, DVDs, ferramentas, jogos… A biblioteca era como um centro comunitário, onde todos eram sempre bem vindos, inclusive a população de rua. Essas bibliotecas e livrarias são lindas e eu adoraria visitá-las, mas eu trocaria todas as visitas que fiz a lugares maravilhosos como esses por bibliotecas municipais pequenas e bem estruturadas, com acesso a todos, para todos os bens culturais. Eu sei que são situações diferentes, mas quando eu penso em lugares dos sonhos, eu sinto falta é dessa universalidade de acesso, muito mais do que das construções bonitas que podemos visitar pontualmente na vida.

Teresa 20 de outubro de 2020 Responder

São todas esplendorosas. Se pudesse, visitaria a Livraria Lello e aproveitaria para passear pelo Porto e, quem sabe, talvez cruzasse Valter Hugo Mãe por lá.

Isa Alves De Souza 20 de outubro de 2020 Responder

Eu visitaria todas, más as que mais gostei foram a Lello e a Vasconcelos ❤️

Daiane 21 de outubro de 2020 Responder

Escolheria Biblioteca Municipal de Stuttgart sempre…., meu sonho é estudar na Alemanha, já pensou quanta inspiração e quanto prazer em passar horas estudando num lugar desses?

Patricia Rodrigues Vidal 21 de outubro de 2020 Responder

Todas eu desejaria visitar. Porém ao citar a do Brasil, vocês não fizeram o lugar em que ela se encontra.

    Léa Diva 7 de abril de 2021 Responder

    Ela fica na cidade do Rio de Janeiro. Fui lá só uma vez, eles não permitem que vc toque em nada. Tem uma escadaria maravilhosa, mas é proibido subir. E eu moro no Rio, no entanto, não voltei. Isso aconteceu há mais de 20 anos. Não sei se mudaram o atendimento. Léa Diva.

Manuela MN 23 de outubro de 2020 Responder

Lello, a da China e a da Alemanha. Tive o prazer de conhecer a de Buenos Aires, muito linda e incrível.

Vilma Amaral de Souza 23 de outubro de 2020 Responder

Todas lindíssimas realmente!!! Nossa!!! Uma viagem!! Se eu pudesse conheceria primeiramente a Livraria Lello!! Certamente me sentiria ” viajando”…

Rosanne miguel 5 de dezembro de 2020 Responder

A livraria Lello e a da China

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados