Matérias

Como cultivar sementes e o hábito da leitura

Share this post

As caixinhas de maio da TAG Inéditos levaram um mimo cheio de vida até os associados do clube: um conjunto de sementes que preparamos em parceria com a ISLA Sementes 🌿

Ter uma horta em casa não é um privilégio apenas de quem mora em grandes terrenos. É completamente possível cultivar quaisquer tipos de hortaliças, temperos e ervas em apartamentos ou em pequenos espaços, bastam algumas horas de sol por dia. Viver essa experiência a partir da semente é uma excelente maneira de restabelecer a nossa conexão com a natureza. Os benefícios de cultivar são inúmeros: entre eles, uma melhor compreensão do ciclo da vida e da sazonalidade dos alimentos que consumimos. Assim como tudo na natureza, cada planta tem seu tempo específico para se desenvolver até atingir a plenitude.

Enquanto suas sementes germinam, você, leitor, pode se encantar com diferentes histórias. Que tal sincronizar os ciclos de plantio com as suas leituras? Confira, abaixo, mais sobre as sementes da ISLA e as nossas dicas de leitura para acompanhar cada plantio.

Microverdes (10 a 20 dias)

Opção para quem quer uma alimentação repleta de nutrientes e gosta de plantar para logo em seguida poder colher, os microverdes tem como principal característica a colheita rápida e a pouca exigência de luz solar. Em menos de 10 dias após o semeio já é possível consumi-los fresquinhos.

Enquanto isso, você pode ler…

E não sobrou nenhum, de Agatha Christie: o livro mais famoso da Rainha do Crime pode ser devorado em poucas sentadas, assim como seus novos microverdes!

A revolução dos bichos, de George Orwell: em poucas páginas, esse clássico vai deixar você com muitas questões sociais para refletir enquanto acompanha o desenvolvimento da sua horta.

Alface e Cebolinha (60 a 80 dias)

Folhosa mais comum na mesa do brasileiro, a alface é uma hortaliça delicada e de fácil aceitação para quem está iniciando nos bons hábitos de consumo de vegetais. Entre os temperos, a cebolinha se destaca por ter uma produção rápida, podendo ser colhida em poucas semanas após o plantio.

Enquanto isso, você pode ler…

A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón: história envolvente e cercada de mistérios, permite um mergulho no universo dos bibliófagos enquanto você cultiva seus temperos e hortaliças.

Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez: enquanto você espera pelo crescimento dessas sementes, acompanhe a saga de uma família latino-americana que se tornou um dos livros mais amados e celebrados do mundo.

Tomate e Cenoura (90 a 120 dias)

Clássicos da horta, o tomate e a cenoura são hortaliças que tem um ciclo de vida de cerca de dois meses. São ótimos para plantio em canteiros e vasos ou jardineiras. Só quem vive a experiência de colher seus próprios tomates e cenouras sabe a alegria que é! São ótimas opções para plantar com as crianças e conectar com a alimentação saudável.

Enquanto isso, você pode ler…

Trilogia 1Q84, de Haruki Murakami: você pode ler um volume por mês dessa trilogia arrebatadora, escrita por um dos escritores mais aclamados da atualidade.

Trilogia Millenium, de Stieg Larsson: terminou os livros da saga policial antes do desenvolvimento das suas hortaliças? Sem problemas! O escritor David Lagercrantz estendeu a série em mais três volumes após a morte de Stieg Larsson.

Girassol e Centáurea (Anual)

As flores tem um ciclo de produção um pouco maior. Elas podem levar até seis meses para desabrocharem e são ótimas companheiras de outras hortaliças na horta, além de desempenharem um importante papel em relação aos polinizadores como as abelhas.

Enquanto isso, você pode ler…

Crônicas de gelo e fogo, de George R. R. Martin: essa série já conta cinco volumes e mais de 4 mil páginas! Além dos livros, você terá tempo de acompanhar o seriado homônimo da HBO enquanto espera pelas suas flores.

Ulysses, de James Joyce: um dos livros mais comentado e menos lidos do mundo vale o ano de dedicação. Você pode intercalar as mais de mil páginas com outras leituras!

Coleção completa da TAG: viva um ano de experiências literárias conosco e, de quebra, complete o #Desafio1LivroPorMês

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse universo mágico da horta em casa e do cultivo do seu alimento, o canal da ISLA Sementes no Youtube traz uma série de vídeos que ajudam nessa jornada deliciosa. Em três temporadas da webserie #minhahorta, a jardineira Carol Costa apresenta dicas e truques para todo tipo de horta:

Se apaixonou pelo universo das hortas? Para mais dicas, você pode acompanhar o perfil da ISLA no Instagram 😉

Deixe nos comentários outras dicas de leitura para acompanhar cada ciclo de cultivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados