Quais são as partes de um livro? | Blog da TAG
Curiosidades literárias

Quais são as partes de um livro?

Share this post
Luise Spieweck Fialho | Redatora
Luise Fialho

No nosso dia a dia na TAG Livros, enquanto planejamos e executamos a produção dos livros que enviamos mensalmente aos associados do clube, é muito comum recorrermos a termos técnicos que se referem a cada uma das partes que compõem uma obra literária. Você sabe, por exemplo, o que diferencia o prefácio e o prólogo? Ou o que é o colofão e que informações sobre o livro ele geralmente traz? Abaixo, reunimos algumas das principais denominações utilizadas para referir-se às partes de um livro.

A imagem ilustra os elementos que compõem a estrutura física de um livro. São eles:

Cinta (1)

Presente em alguns livros, a cinta é uma tira de papel que envolve a capa horizontal ou verticalmente e traz informações geralmente promocionais sobre o livro.

Orelhas (2, 10)

As orelhas são dobras da primeira capa e da quarta capa (ou contracapa) presentes nos livros de capa mole. Em geral, trazem a sinopse da obra ou um pequeno texto sobre ela.

Guarda (3) e folha de guarda (8)

As guardas de um livro, presentes apenas em edições em capa dura, tem como função grudar a capa ao miolo (este é o conjunto das folhas de um livro). Podem ser lisas ou ornamentadas.

Capa (4) e quarta capa (11)

À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.

Corte superior (5), corte dianteiro (6) e corte inferior (7)

Os cortes superior, dianteiro e inferior são as porções visíveis das folhas do miolo quando o exemplar está fechado.

Lombada (12)

A lombada se opõe ao corte dianteiro do livro. Nela, são impressos o título da obra e seu autor e o logotipo da editora.

Outros elementos

Os livros enviados pela TAG Curadoria, por exemplo, são acompanhados por um elemento extra: a luva, uma proteção de papel que envolve cada exemplar. O conjunto da luva e do livro se chama box (a box dos kits da TAG Curadoria é composta, ainda, pela revista do mês), e estas são usadas principalmente para coleções ou para obras em mais de um volume.

Luva (à esquerda). O conjunto de luva e livro forma a box

Outro elemento opcional que pode estar presente em um livro é a sobrecapa, uma folha solta que o reveste e protege. As sobrecapas estão presentes nos livros em brochura da TAG Inéditos.

Sobrecapa

MIOLO

Entende-se por miolo o conjunto das folhas de um livro. O miolo pode ser dividido em três partes, conforme descritas abaixo, cada qual contendo seus próprios elementos:

Parte pré-textual

É composta pelos elementos que antecedem o texto principal. São eles:

Falsa folha de rosto

É a primeira folha que você vai encontrar assim que abrir um livro. Ela serve para proteger a folha de rosto e contém, geralmente, apenas o título da obra.

Folha de rosto

Ela vem logo após a falsa folha de rosto e apresenta o livro. A folha de rosto contém o nome do autor, título da obra e demais dados que caracterizam a edição, como o nome do tradutor e a editora.

Dedicatória

Geralmente curta, quanto está presente é posicionada na página ímpar (página da direita).

Epígrafe

Em uma obra literária, a epígrafe é uma curta citação que introduz o que será lido em seguida. Quando presente, encontra-se na página ímpar posterior à página da dedicatória ou no início das seções ou capítulos da obra.

Sumário

O sumário organiza sistematicamente os conteúdos de um livro, na ordem em que aparecem.

Prefácio

Nele, se faz uma apresentação ou comentário a respeito da obra, podendo ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa. O prefácio não deve ser confundido com o prólogo, que é necessariamente de autoria do escritor do livro e já faz parte da história narrada em uma obra literária.

Agradecimentos

Podem estar contidos no prefácio ou à parte, em página ímpar.

Parte textual

Essa parte engloba o texto correspondente ao conteúdo principal da obra. Em geral, compõem a parte textual de uma obra literária os seguintes elementos:

Página capitular

É onde tem início cada capítulo.

Fólio

É a numeração das páginas, que não é feita entre a falsa folha de rosto e o início do prefácio nem nas páginas capitulares.

Cabeças

Quando presentes, aparecem no alto das páginas e assinalam constantes gerais (autor ou título da obra) ou parciais do livro (capítulos ou seções).

Notas

São anotações que adicionam comentários ou referências a uma parte do texto contida na mesma página.

Iconografia

É constituída por imagens de diferentes naturezas com o objetivo de ornamentar, complementar ou elucidar o texto.

Parte pós-textual

Localiza-se após o texto principal. Pode conter os seguintes elementos:

Posfácio

Quando presente, o posfácio acrescenta, ao final do livro, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Da mesma forma que ocorre com o prefácio e o prólogo de uma obra, o posfácio não deve ser confundido com o epílogo: este último é o desfecho da narrativa.

Apêndices

São materiais que acrescentam ao texto.

Glossário

É uma lista de explicações de termos arcaicos, técnicos ou outros, geralmente disposta em ordem alfabética.

Bibliografia

Indica obras utilizadas como referência para a elaboração do texto ou obras recomendadas pelo autor.

Índice

Apresenta uma lista de assuntos abordados no livro em ordem alfabética.

Colofão

É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão.

Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária. Você já conhecia todos eles?

4.2/5 - (31 avaliações)

64 comments

  • Excelente matéria, estou como Professora de sala de leitura na escola em que trabalho, fiquei fascinada com o conteúdo. Vou levar essas informações para os meus alunos . ❤️❤️

  • Nossa, fiquei super curiosa quando recebi o e-mail. Principalmente para saber o que era o Colofão. Engraçado q é uma das partes q eu sempre olho! Gosto de saber onde foi feito, e coisas do tipo. Gostei bastante de conhecer termos técnicos!! TAG sempre arrasando nas informações repassadas p seus associados! ❤️👏🏻

  • Muito obrigado por esta belas informações.Percebo ,quanto a equipe da TAG,tem o trabalho e carinho com os associados pelo conhecimento.Parabéns.Um grande abraço.Jorge Manta.

  • Bom dia.
    Que post incrível.
    Meus alunos do fundamental 2 vão embarcar nesse ano em uma viagem por diversos gêneros e formatos de publicação. Esse conteúdo será muito interessante para eles.

    Parabéns.

  • Gostei muito da TAG informar os leitores sobre esses detalhes do livro. Como eu sou bibliotecária, já conhecia, mas é sempre bom recordar.

  • Matéria excelente. Adoro tomar conhecimento de assuntos que não são da minha área e que, por conseguinte, fico à deriva. Obrigada!

  • Nossa! Adorei saber. Tenho curiosidade por assuntos diversos – muitos os chamam cultura inútil – mas, pra mim, se é cultura, não é inútil. Ter conhecimento desses detalhes nos aproxima do livro.

  • Excelente trabalho sobre a estrutura do livro, muito completo na informação divulgada. Resta-me agradecer ao responsável a sua atitude.

  • Não tinha conhecimento dos itens que são necessários para uma boa impressão de um livro. Jamais pensei em analisar a composição de um livro, pois nem imaginava os significados, apenas pensava em capa, páginas, impressões… sem analisar o valor e importância, sem falar nos itens de custo.

  • Apreciaria que falassem sobre custo de digitação, Revisão, diagramação…
    Também o tempo médio para a digitação como exemplo: um livro de cem páginas. Qual o valor de uma Revisão? (100 págs.) Quanto custa a arte de uma capa? Qual o tempo médio para a produção de cada etapa? Ilustração: quanto cobram?

  • Olá, gostaria de saber onde encontro o ano da primeira publicação do original de um livro, pois o ano de impressão entendo que, para um livro traduzido, não necessariamente condiz com o ano da primeira publicação.

    Muito obrigado

  • Eu acho bonita a sobrecapa, mas acaba sendo incômoda durante a leitura, e por vezes rasga. Sempre tiro e guardo as minhas.
    Parabéns à Tag pelo artigo!

  • Existe diferença do nome das páginas de papel comum para aquele papel mais plastificado, ou mesmo aquele fininho, que normalmente tem nas bíblias?

    • Oi, Daniela! Os papéis se dividem entre revestidos (que têm essa aparência mais plastificada, como é o caso do papel cuchê) e não revestidos (usados pra impressão da maioria dos livros, como o offset). O papel usado nas bíblias pode ser chamado de papel bíblia, mesmo. Esperamos ter ajudado!

  • Sou pesquisadora e escrevo sempre o resultado de minhas pesquisas em forma de livros, além de organizar coletaneas. Gosto muito de aprender sobre tudo que faço. Saindo do conteudo que desenvolvo, conhecer o resultado do trabalho que faço e conhecer os componentes do livro, dessa forma bem didática, ajuda muito. Parabéns pela simplicidade do formato desta apresentação.

  • Sou autor literário e não coloquei os Créditos e a Dedicatória em meus livros lá no Wattpad ainda porque não estavam prontos ainda e, depois, eu não sabia como reordenar os capítulos… mas, agora, já aprendi isso.

    E a dúvida é: melhor pôr os Créditos e a Dedicatória de cada livro logo antes da história? Ou logo após ela?

    Já agradeço bastante de prontidão a quem souber me ajudar nessa!

    • Oi, Sávio! A dedicatória, em geral, vem antes do início da história. Já os créditos do livro, juntamente com a ficha catalográfica, podem estar antes ou depois (ambos formatos são usados no mercado). Esperamos ter ajudado!

  • Estou com um projeto de escrever um livro sobre uma ong que participo, ela foi fundada em 1977 e está de pé até hoje, mesmo durante a pandemia. Quais seriam os primeiros passos que eu deveria tomar para chegar a publicar esse livro?

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    Posts relacionados