No nosso dia a dia na TAG Livros, enquanto planejamos e executamos a produção dos livros que enviamos mensalmente aos associados do clube, é muito comum recorrermos a termos técnicos que se referem a cada uma das partes que compõem uma obra literária. Você sabe, por exemplo, o que diferencia o prefácio e o prólogo? Ou o que é o colofão e que informações sobre o livro ele geralmente traz? Abaixo, reunimos algumas das principais denominações utilizadas para referir-se às partes de um livro.
A imagem ilustra os elementos que compõem a estrutura física de um livro. São eles:
Cinta (1)
Presente em alguns livros, a cinta é uma tira de papel que envolve a capa horizontal ou verticalmente e traz informações geralmente promocionais sobre o livro.
Orelhas (2, 10)
As orelhas são dobras da primeira capa e da quarta capa (ou contracapa) presentes nos livros de capa mole. Em geral, trazem a sinopse da obra ou um pequeno texto sobre ela.
Guarda (3) e folha de guarda (8)
As guardas de um livro, presentes apenas em edições em capa dura, tem como função grudar a capa ao miolo (este é o conjunto das folhas de um livro). Podem ser lisas ou ornamentadas.
Capa (4) e quarta capa (11)
À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.
Corte superior (5), corte dianteiro (6) e corte inferior (7)
Os cortes superior, dianteiro e inferior são as porções visíveis das folhas do miolo quando o exemplar está fechado.
Lombada (12)
A lombada se opõe ao corte dianteiro do livro. Nela, são impressos o título da obra e seu autor e o logotipo da editora.
Outros elementos
Os livros enviados pela TAG Curadoria, por exemplo, são acompanhados por um elemento extra: a luva, uma proteção de papel que envolve cada exemplar. O conjunto da luva e do livro se chama box (a box dos kits da TAG Curadoria é composta, ainda, pela revista do mês), e estas são usadas principalmente para coleções ou para obras em mais de um volume.
Outro elemento opcional que pode estar presente em um livro é a sobrecapa, uma folha solta que o reveste e protege. As sobrecapas estão presentes nos livros em brochura da TAG Inéditos.
MIOLO
Entende-se por miolo o conjunto das folhas de um livro. O miolo pode ser dividido em três partes, conforme descritas abaixo, cada qual contendo seus próprios elementos:
Parte pré-textual
É composta pelos elementos que antecedem o texto principal. São eles:
Falsa folha de rosto
É a primeira folha que você vai encontrar assim que abrir um livro. Ela serve para proteger a folha de rosto e contém, geralmente, apenas o título da obra.
Folha de rosto
Ela vem logo após a falsa folha de rosto e apresenta o livro. A folha de rosto contém o nome do autor, título da obra e demais dados que caracterizam a edição, como o nome do tradutor e a editora.
Dedicatória
Geralmente curta, quanto está presente é posicionada na página ímpar (página da direita).
Epígrafe
Em uma obra literária, a epígrafe é uma curta citação que introduz o que será lido em seguida. Quando presente, encontra-se na página ímpar posterior à página da dedicatória ou no início das seções ou capítulos da obra.
Sumário
O sumário organiza sistematicamente os conteúdos de um livro, na ordem em que aparecem.
Prefácio
Nele, se faz uma apresentação ou comentário a respeito da obra, podendo ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa. O prefácio não deve ser confundido com o prólogo, que é necessariamente de autoria do escritor do livro e já faz parte da história narrada em uma obra literária.
Agradecimentos
Podem estar contidos no prefácio ou à parte, em página ímpar.
Parte textual
Essa parte engloba o texto correspondente ao conteúdo principal da obra. Em geral, compõem a parte textual de uma obra literária os seguintes elementos:
Página capitular
É onde tem início cada capítulo.
Fólio
É a numeração das páginas, que não é feita entre a falsa folha de rosto e o início do prefácio nem nas páginas capitulares.
Cabeças
Quando presentes, aparecem no alto das páginas e assinalam constantes gerais (autor ou título da obra) ou parciais do livro (capítulos ou seções).
Notas
São anotações que adicionam comentários ou referências a uma parte do texto contida na mesma página.
Iconografia
É constituída por imagens de diferentes naturezas com o objetivo de ornamentar, complementar ou elucidar o texto.
Parte pós-textual
Localiza-se após o texto principal. Pode conter os seguintes elementos:
Posfácio
Quando presente, o posfácio acrescenta, ao final do livro, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Da mesma forma que ocorre com o prefácio e o prólogo de uma obra, o posfácio não deve ser confundido com o epílogo: este último é o desfecho da narrativa.
Apêndices
São materiais que acrescentam ao texto.
Glossário
É uma lista de explicações de termos arcaicos, técnicos ou outros, geralmente disposta em ordem alfabética.
Bibliografia
Indica obras utilizadas como referência para a elaboração do texto ou obras recomendadas pelo autor.
Índice
Apresenta uma lista de assuntos abordados no livro em ordem alfabética.
Colofão
É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão.
Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária. Você já conhecia todos eles?
adorei essa matéria! queria mesmo entender pormenores da composição de um livro.
Muito bom!eu não conhecia!
Sensacional, TAG! Sempre tive essa dúvida e agora tá tudo esclarecido.
É muito importante saber mais sobre os livros e tudo que os compõe.
Ótima matéria! Alguns termos eu não conhecia e adorei saber o que eles significam.
Parabéns pela matéria.
Assunto de extrema valia.
Grato!
Excelente matéria, estou como Professora de sala de leitura na escola em que trabalho, fiquei fascinada com o conteúdo. Vou levar essas informações para os meus alunos . ❤️❤️
Muito didática a apresentação dos elementos de um livro! Parabéns.
Amei!!! Dou aula de Literatura para jovens do Ensino Médio em uma escola agrícola. Gostaria de usar esse material, seria possível?
Oi, Carmela! Claro, fique à vontade 🙂 Pedimos apenas que referencie o blog da TAG nos créditos.
Desconhecia a maioria das informações. Muito bem explicado!
Muito interessante! Eu não conhecia e adorei adquirir as informações.
Nossa, fiquei super curiosa quando recebi o e-mail. Principalmente para saber o que era o Colofão. Engraçado q é uma das partes q eu sempre olho! Gosto de saber onde foi feito, e coisas do tipo. Gostei bastante de conhecer termos técnicos!! TAG sempre arrasando nas informações repassadas p seus associados! ❤️👏🏻
Amei essa aulinha rápida e útil!
Muito obrigado por esta belas informações.Percebo ,quanto a equipe da TAG,tem o trabalho e carinho com os associados pelo conhecimento.Parabéns.Um grande abraço.Jorge Manta.
Bom dia.
Que post incrível.
Meus alunos do fundamental 2 vão embarcar nesse ano em uma viagem por diversos gêneros e formatos de publicação. Esse conteúdo será muito interessante para eles.
Parabéns.
Ficamos muito felizes, Ana!
Excelente! Muito instrutivo
Gostei muito da TAG informar os leitores sobre esses detalhes do livro. Como eu sou bibliotecária, já conhecia, mas é sempre bom recordar.
Excelente e muito informativo. Obrigado
Adorei!
Muito legal. Alguns termos técnicos eu não conhecia. Gostei muito.
Matéria excelente. Adoro tomar conhecimento de assuntos que não são da minha área e que, por conseguinte, fico à deriva. Obrigada!
Nossa! Adorei saber. Tenho curiosidade por assuntos diversos – muitos os chamam cultura inútil – mas, pra mim, se é cultura, não é inútil. Ter conhecimento desses detalhes nos aproxima do livro.
Adorei! Caí aqui por acaso e foi excelente!
Excelente! Obrigada pela informação.
Eu já conhecia todos, mas é sempre muito bom lembrar, além do mais eu tenho entre 11 e 12 anos
Muito bom!!! Obrigada 🙂
Muito interessante e clarificador!
Excelente trabalho sobre a estrutura do livro, muito completo na informação divulgada. Resta-me agradecer ao responsável a sua atitude.
Não tinha conhecimento dos itens que são necessários para uma boa impressão de um livro. Jamais pensei em analisar a composição de um livro, pois nem imaginava os significados, apenas pensava em capa, páginas, impressões… sem analisar o valor e importância, sem falar nos itens de custo.
Excelente! Pois estou lançando um livro e necessitava dessas orientações.
Apreciaria que falassem sobre custo de digitação, Revisão, diagramação…
Também o tempo médio para a digitação como exemplo: um livro de cem páginas. Qual o valor de uma Revisão? (100 págs.) Quanto custa a arte de uma capa? Qual o tempo médio para a produção de cada etapa? Ilustração: quanto cobram?
Amei o conteúdo, excelente! TAG está de parabéns!
Olá, gostaria de saber onde encontro o ano da primeira publicação do original de um livro, pois o ano de impressão entendo que, para um livro traduzido, não necessariamente condiz com o ano da primeira publicação.
Muito obrigado
Oi, Cristiano! O ano da publicação original de um livro consta na ficha catalográfica. 🙂
estamos fazendo um livro pra faculdade trabalho de pedagogia e nos salvou aqui. bjs gratos
Tenho conhecimento do assunto, mas sempre é bom recordar.
Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Eu acho bonita a sobrecapa, mas acaba sendo incômoda durante a leitura, e por vezes rasga. Sempre tiro e guardo as minhas.
Parabéns à Tag pelo artigo!
Existe diferença do nome das páginas de papel comum para aquele papel mais plastificado, ou mesmo aquele fininho, que normalmente tem nas bíblias?
Oi, Daniela! Os papéis se dividem entre revestidos (que têm essa aparência mais plastificada, como é o caso do papel cuchê) e não revestidos (usados pra impressão da maioria dos livros, como o offset). O papel usado nas bíblias pode ser chamado de papel bíblia, mesmo. Esperamos ter ajudado!
Sou pesquisadora e escrevo sempre o resultado de minhas pesquisas em forma de livros, além de organizar coletaneas. Gosto muito de aprender sobre tudo que faço. Saindo do conteudo que desenvolvo, conhecer o resultado do trabalho que faço e conhecer os componentes do livro, dessa forma bem didática, ajuda muito. Parabéns pela simplicidade do formato desta apresentação.
Muito interessante. Não tinha o conhecimento de todos os itens.
TAG, vocês são os melhores. Adorei a matéria!
veio complementar informações sobre o processo de construção e feitio, gostei.
Muito interessante! Parabéns!
Bem interessante!
Sempre quis saber o que significava cada termo
Bem interessante este material
Maravilhosa apresentação. Como ouvi uma vez, “para cada coisa há uma ciência”.
Amei a matéria, muito útil.
Obrigada!
Gostei muito da matéria! Muito útil!
Obrigada
Que matéria maravilhosa!
Alguns termos desconhecidos e esclarecidos.
Parabéns TAG .
Excelente conteúdo. Parabéns, Tag! Muito útil e enriquecedor.
Muito legal… Sabia de algumas partes do livro, mas não de todas. Valeu!
Gostei muito da apresentação! Muito boa.
Excelente!!! Vocês me apresentaram o Colofão. Obrigado. Sempre aprendendo.
Mais detalhado do que minhas aulas do curso de editoração, rs
Ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil pra você, Sarah!
Sou autor literário e não coloquei os Créditos e a Dedicatória em meus livros lá no Wattpad ainda porque não estavam prontos ainda e, depois, eu não sabia como reordenar os capítulos… mas, agora, já aprendi isso.
E a dúvida é: melhor pôr os Créditos e a Dedicatória de cada livro logo antes da história? Ou logo após ela?
Já agradeço bastante de prontidão a quem souber me ajudar nessa!
Oi, Sávio! A dedicatória, em geral, vem antes do início da história. Já os créditos do livro, juntamente com a ficha catalográfica, podem estar antes ou depois (ambos formatos são usados no mercado). Esperamos ter ajudado!
Eu estou fazendo um livro para a faculdade e para minha irmã 😁
Estou com um projeto de escrever um livro sobre uma ong que participo, ela foi fundada em 1977 e está de pé até hoje, mesmo durante a pandemia. Quais seriam os primeiros passos que eu deveria tomar para chegar a publicar esse livro?
Mt bom post. Vim à procura de um termo e encontrei este post mais abrangente.
Leitor assíduo que sou, adorei conhecer as partes de um livro.