Listas

15 dicas para conservar melhor seus livros

como-conservar-seus-livros Share this post

Já pensou que tomar alguns cuidados simples com a sua coleção de livros é essencial para evitar marcas, manchas e outros danos? Adotar as dicas abaixo ajudará seus livros a sobreviverem melhor ao tempo.

1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais.

2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.

3 – Ao manusear seus livros, procure sempre estar com as mãos limpas.

4 – Pelo menos uma vez por semestre, passe um pano macio, limpo e seco nos seus livros. Para limpar o pó acumulado na parte superior de cada volume, você pode utilizar um pincel de cerdas grossas. Aproveite para folheá-los, pois isso ajuda o papel a respirar.

5 – E por falar em limpeza, você pode limpar a sua estante com um pano levemente úmido, mas evite utilizar produtos abrasivos. Lembre-se de sempre esperá-la secar totalmente antes de colocar os livros de volta.

6 – As orelhas do livro não foram feitas para marcar páginas – na verdade, elas protegem os cantos da capa e da contracapa contra dobras ou amassos. Para evitar que as orelhas e o miolo fiquem danificados, opte por um marcador de páginas tradicional.

7 – Também evite, em especial, usar clipes de papel para marcar páginas, pois eles podem enferrujar e manchar as folhas.

8 – Tente não esquecer papéis, folhas secas e outros objetos dentro dos seus livros. Qualquer um desses itens pode gerar marcas e manchas com o passar do tempo.

9 – Não escreva em folhas de papel sobre os livros, pois a pressão do lápis ou da caneta irá marcar a capa ou as páginas em definitivo.

10 – Deixe um espaço entre os livros guardados na estante e a parede para protegê-los da umidade.

11 – Não deixe seus livros expostos à luz do sol. Esse cuidado evita que eles desbotem.

12 – Comer enquanto lê não é uma boa ideia – os farelos acumulados entre as folhas atraem insetos.

13 – Ao transportar seus livros de um lugar para outro, use uma capa protetora de tecido para garantir que ele permaneça intacto.

14 – Evite encapar seus livros: além de não permitir que as páginas respirem, alguns materiais (como o papel pardo, por exemplo) favorecem o aparecimento de manchas.

15 – Evite abrir os livros em brochura totalmente, em ângulos superiores a 180º, para evitar rachaduras na lombada e o descolamento das páginas.

Você tem algum outro cuidado com os seus livros? Compartilhe conosco nos comentários!

21 comments

Yara 5 de novembro de 2018 Responder

Gostei muito das dicas de como cuidar dos livros, mas tenho uma dúvida. Recentemente mudei para o litoral e estou preocupada com a conservação dos livros devido a maresia. Vocês teriam alguma dica para conservá-los melhor? Tipo de estante (aberta ou fechada) para guardá-los?

    TAG - Experiências Literárias 5 de novembro de 2018 Responder

    Oi, Yara! Nesse caso, o melhor é fazer o possível para proteger seus livros da umidade da maresia, deixando-os em um local ventilado. Se a sua estante for de madeira, e não de ferro ou vidro, sugerimos que a envernize o quanto antes! No mais, basta seguir as outras dicas do post 😀

Isabela Manhães 17 de novembro de 2018 Responder

Adorei as dicas, algumas eu já seguia. Meu problema no momento é com o sol. Moro em apartamento e não tenho muito espaço para os meus livros. Minha opção são prateleiras no quarto e depois de um tempo os livros começaram a desbotar. A janela fica de frente e do lado deles e não tenho outro lugar pra colocar… Tem alguma dica de proteção pros livros nesse caso? Tava pensando em improvisar umas cortinas só em volta das prateleiras, pra ter luz no quarto pra mim, mas não sei se ficaria legal. =\ Meus livros da TAG tão agora guardados em caixa porque tenho medo que desbotem. 🙁

    TAG - Experiências Literárias 19 de novembro de 2018 Responder

    Oi, Isabela! O ideal é tirar os livros do sol o quanto antes. Você não consegue mover as prateleiras para outro lugar do apartamento?

Claudia Martini 27 de dezembro de 2018 Responder

Boa tarde! Posso compartilhar em meu site essas dicas de manuseio?

    Amanda Carvalho 30 de janeiro de 2019 Responder

    Acredito que não tenha nenhum problema, desde que você cite a fonte de onde tirou as dicas. 😉

Adriana 29 de janeiro de 2019 Responder

Amei as dicas, Obrigadaa 😘

Naine Linhares 29 de janeiro de 2019 Responder

Quer dizer então que encapar os livros com qualqier material é ruim?? Eu tinha o hábito de encapá-los com papel adesivo transparente…

Daniele 29 de janeiro de 2019 Responder

Adorei as dicas 👏🏽💜

Joyce Lobo 29 de janeiro de 2019 Responder

Excelente 👏🏼 Já sigo algumas dicas e tenho duas questões:
– encapar livros de modo geral é ruim? Achei que conservava mais por manter as capas mais intactas 🤷🏼‍♀️
– há algo par amenizar o cheiro de livros mais velhos? Tenho rinite e ganhei alguns livros antigos, mas odor está me impedindo de usufruir dos mesmo.

Juliana 29 de janeiro de 2019 Responder

Boa noite, adorei as dicas, vocês teriam alguma relacionada a limpeza de bolor, mofo e manchas nas páginas/miolo?

Joice 29 de janeiro de 2019 Responder

Amei as dicas!!!
Obrigada por compartilhar.

Marcelo 29 de janeiro de 2019 Responder

Eu passei a encapar meus livros com papel contact de uns tempos para cá, vocês recomendam que nem mesmo esse material seja utilizado? (Encapo somente as capas mesmo)

Roseli 30 de janeiro de 2019 Responder

Eu estava precisando dessas dicas!Obg!

Joana 31 de janeiro de 2019 Responder

Olá! Alguma dica para afastar traças?

Iris Litiere 6 de abril de 2019 Responder

Adotei as dicas, já tenho muito desses cuidados. Eu forro meu livro com aquele plástico adesivo contact. Deve ter muito cuidado ao forrá-lo porque pode encher de bolhas se não fizer com calma, mas se não tiver pressa, o resultado, é perfeito 🤗

Ely Jennipher 8 de maio de 2019 Responder

Ótimas dicas! Eu encapo meus livros com papel filme.

Ana Claudia 28 de junho de 2019 Responder

Eu tenho o costume de colocar clipes nas folhas, já não vou usar . Obrigada pelas dicas!!!😉😉

Jose Alberto Almeida Esteves 29 de junho de 2019 Responder

Posso guardar meus livros em sacos plásticos na prateleira?? sacos plásticos individuais.

    TAG - Experiências Literárias 1 de julho de 2019 Responder

    Oi, Jose! O ideal é deixá-los fora de sacos plásticos para que as páginas respirem.

Bruno Loyo 1 de julho de 2019 Responder

Bom dia

Adquiri, recentemente, um livro antigo e raro e estou preocupado quanto a sua conservação, por isto, gostaria de dicas de como preservá-lo,

Ressalto que trata-se de um livro que encontra-se, devido ao passar do tempo, com sinais de desgaste nas bordas da capa e na lombada e amarelados (especialmente nas partes laterais das páginas). Tinha pensado em encapá-lo, para proteger a parte da página e da contracapa, mas vi aqui que não se deve fazer isto. Neste meu caso, isto se aplica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados