Listas / Livros / TAG Curadoria / TAG Inéditos

Conheça os livros favoritos da nossa equipe

Share this post

Nossa equipe elegeu os livros favoritos da TAG para preencher o Diário de Leituras do clube. Você encontra as escolhas e recomendações de cada um abaixo!

Manuela

Livro favorito: As alegrias da maternidade, de Buchi Emecheta

“O livro As alegrias da maternidade teve um significado especial pra mim porque entendi como as pessoas vivem na Nigéria e conheci melhor as religiões de matrizes africanas. Foi só depois de ouvir as percepções das mulheres que têm filhos, durante o evento de discussão sobre a obra, que entendi o quanto o livro fala diretamente com elas sobre as dores e alegrias de ser mãe.”

Martin

Livro favorito: A boa filha, de Karin Slaughter

“Amei A boa filha, o primeiro livro da TAG Inéditos, pela velocidade da narrativa construída por Karin Slaughter. A obra mostra como as decisões que tomamos influenciam em quem somos e na nossa família.”

Gabriela

Livro favorito: O xará, de Jhumpa Lahiri

“Adorei o livro O xará por ter um grande foco no cotidiano do protagonista e apresentar personagens femininas independentes.”

Bruna

Livro favorito: O alforje, de Bahiyyih Nakhjavani

“Li o livro O alforje e o que mais me fez gostar dele foi poder ver uma mesma sequência de acontecimentos sob o ponto de vista de cada uma das pessoas envolvidas, cada uma trazendo histórias e bagagens diferentes.”

Álvaro

Livro favorito: A noite do oráculo, de Paul Auster

“A metaliteratura é muito forte no livro: é uma história dentro de uma história dentro de uma história… A trama é muito envolvente.”

Luísa

Livro favorito: Livro de julho da TAG Inéditos (Ainda surpresa!)

“A obra traz um retrato muito forte da maternidade compulsória e das relações familiares. Amei o contato com a cultura iorubá que o livro proporciona: aprendi sobre o significado de alguns nomes e sobre as tradições e superstições do povo. A autora edita uma revista que promove escritores nigerianos e conseguiu, super jovem, se lançar muito bem com esse romance de estreia.”

Kassiele

Livro favorito: The underground railroad: os caminhos para a liberdade, de Colson Whitehead

“Lendo o retrato do período da escravidão nos Estados Unidos, consegui traçar paralelos entre a realidade norte-americana e a brasileira dos dias de hoje, pois alguns elementos persistem no nosso contexto. A busca dos caminhos que levam até a liberdade é uma constante, porque mesmo tendo escapado da fazenda a protagonista Cora segue fugindo daquilo e se escondendo.”

Kalany

Livro favorito: Só garotos, de Patti Smith

Só garotos mudou a minha vida em 2011. A Patti Smith é a melhor autora do mundo! Fiquei muito animada quando soube que seria enviado pela TAG.”

Pedro

Livro favorito: Uns e outros – Contos espelhados, de vários autores

“O Uns e outros me marcou porque foi o primeiro livro que eu tive a honra de acompanhar durante todo o processo de montagem e envio, já que era meu primeiro mês trabalhando na TAG. Recomendo o conto ‘O fim de algo’, de Ernest Hemingway.”

Douglas

Livro favorito: Os irmãos Sisters, de Patrick deWitt

Os irmãos Sisters foi o primeiro livro da TAG que eu li e achei a história muito boa, principalmente pela forma como os irmãos se ajudavam.”

Gustavo

Livro favorito: O caminho estreito para os confins do norte, de Richard Flanagan

“Sua narrativa singular trata de um lado pouco visto da Segunda Guerra Mundial: o que estava acontecendo no Oriente, australianos aprisionados pelos japoneses na Tailândia. Cheguei em um ponto da leitura no qual não conseguia largar o livro.”

Raoul

Livro favorito: As três Marias, de Rachel de Queiroz

“Eu adoro muito a literatura brasileira, é uma coisa incrível.”

Camila

Livro favorito: A boa filha, de Karin Slaughter

“Fazia tempo que eu não lia um livro que me prendeu e surpreendeu tanto quanto A boa filha. Li em uns dois dias, porque conseguiu me deixar envolvida do início ao fim.”

Karina

Livro favorito: Quase memória, de Carlos Heitor Cony

“É uma história envolvente. A obra toda é maravilhosa.”

Paula

Livro favorito: O xará, de Jhumpa Lahiri

“Achei interessante o modo como o livro retrata o sentimento de morar em um país enquanto ainda pertence, em certos aspectos, a outro.”

Arthur

Livro favorito: Vida e proezas de Aléxis Zorbás, de Nikos Kazantzákis

Vida e proezas de Aléxis Zorbás me marcou porque contrasta duas personalidades possivelmente conflitantes dentro de todos nós: o bruto e o sensível, o físico e o metafísico, o prático e o abstrato. Eu tenho um caderno onde anoto citações dos livros que leio e só esse ocupou umas 10 páginas.”

Mariah

Livro favorito: As alegrias da maternidade, de Buchi Emecheta

“Em meio à quantidade de exigências que recaem sobre a mulher, em especial em relação à concepção e à criação dos filhos, a Nnu Ego segue batalhando e nunca deixa a peteca cair. Foi por isso que o livro me tocou tanto.”

Eduardo

Livro favorito: O físico, de Noah Gordon

“Tinha muita curiosidade de ler O físico porque foi o primeiro livro enviado pela TAG. Apesar das mais de 500 páginas, se lê muito rápido, pois é uma leitura muito envolvente sobre a vida de um médico que passa por muitas situações, países e realidades em busca de seu aprendizado.”

César

Livro favorito: Os irmãos Sisters, de Patrick deWitt

Os irmãos Sisters reúne dois ingredientes que eu adoro: bastante ação e uma leitura fluida.”

Daniel

Livro favorito: Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl

“O livro Em busca de sentido impacta profundamente a maneira como encaramos a vida. Em meio ao ambiente hostil de um campo de concentração nazista, o autor, um dos sobreviventes, nos mostra o que lhe deu forças para aguentar tudo e seguir em frente.”

Thaís

Livro favorito: O alforje, de Bahiyyih Nakhjavani

O alforje é um livro único, que parece uma fábula e acontece em um lugar e época muito distantes de nós. Ainda assim, ele nos relembra que cada um de nós carrega uma bagagem que muda nossas perspectivas e percepções. Não existe uma só verdade. Portanto, que a gente possa aprender a viver e conviver uns com os outros com o coração altruísta e aberto ao novo. Eu amei!”

Tomás

Livro favorito: A balada de Adam Henry, de Ian McEwan

“O livro mostra os dilemas de uma juíza que deve conciliar suas questões pessoais com a racionalidade necessária no tribunal para tomar decisões diárias que afetam várias vidas. A escrita de McEwan é primorosa e a leitura é muito agradável. Recomendo!”

Yasmin

Livro favorito: Stoner, de John Williams

“O livro mostra como mesmo uma pessoa ordinária tem uma vida extraordinária, e a gente não faz ideia da poesia que existe na vida do homem comum. A vida de todos nós rende uma obra-prima.”

Paula

Livro favorito: A vendedora de livros, de Cynthia Swanson

“Além de ter gostado muito do livro, é interessante ver quando uma capa consegue sintetizar tantos elementos da narrativa. A ilustração da Ale Kalko traz muitas referências da história e mostra bem as duas vidas da personagem principal.”

Nicolle

Livro favorito: Tempo de migrar para o norte, de Tayeb Salih

“Sou completamente apaixonada por Tempo de migrar para o norte, talvez tenha sido uma das melhores leituras de toda a minha vida. Sou conhecida por escrever nas páginas e marcar minhas citações favoritas nos livros. Como alguns colegas não gostam, tento evitar, mas lembro que foi praticamente impossível não fazer muitos corações nas últimas páginas do romance de Tayeb Salih. Que final incrível! As descrições sinestésicas, a complexidade do narrador e o misterioso personagem Mustafa Said fizeram com que eu não largasse o livro até terminar. Muitas vezes, encontro ele aqui pela TAG, leio o final pela milésima vez e experimento o mesmo encantamento que senti durante a primeira leitura.”

Luise

Livro favorito: Limonov, de Emmanuel Carrère

“Foi um daqueles raros livros que me deixou deslumbrada. A vida que o Limonov levou seria algo impossível de se imaginar de tão inacreditável. Por sorte, temos Emmanuel Carrère para contá-la.”

Oliver

Livro favorito: Ragtime, de E. L. Doctorow

“Gostei de como E. L. Doctorow conseguiu criar relações entre as histórias de personagens tão diferentes no livro.”

Marcio

Livro favorito: Voragem, de Junichiro Tanizaki

️“O livro tem uma trama muito marcante e fala de uma cultura totalmente diferente da nossa. Outra coisa interessante é que a tradutora, uma das mais respeitadas tradutoras do japonês, é sobrinha do autor. Voragem é arrebatador, com momentos que passam pelo amor, pela morte, pela traição, pela ingenuidade e pela dúvida inerente ao ser humano. Baita livro!”

Marina

Livro favorito: Orgulho e preconceitode Jane Austen

“Esse livro virou um dos meus xodózinhos da vida! Estava com expectativas altíssimas quando o li pela primeira vez e fiquei muito feliz que todas elas foram superadas. A escrita da Jane Austen é de uma força incrível, permeada por ironias que deixam a leitura do livro muito gostosa. Além disso, a Lizzy Bennet (me sinto íntima dela) é uma personagem incrível e empoderada em uma época onde as mulheres só queriam arranjar um bom marido.”

João

Livro favorito: Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva

“O livro mostra a realidade da ditadura muito duramente, de forma nua e crua. Em alguns pontos chega a chocar. Paralelo a isso, conta a história de luta da mãe do Marcelo Rubens Paiva, diagnosticada com um Alzheimer que foi consumindo ela aos poucos. Ainda estou aqui mostra como uma pessoa com a doença necessita de compreensão e de carinho e como é possível viver ainda muito tempo com ela.”

Fernanda

Livro favorito: A Praça do Diamante, de Mercè Rodoreda

A Praça do Diamante traz muito fluxo de consciência, que é algo que eu gosto muito. Sabemos tudo o que a Colometa pensa e como ela supera a crise e a miséria. É uma história bonita e que me deixou emocionada, porque a narrativa é muito corajosa.”

4 comments

ILLYANA 29 de agosto de 2018 Responder

Oi, boa tarde!! ADOREI o blog com as impressões dos leitores sobre as obras e confesso que também quero fazer parte da lista. Embora faça parte do clube há pouco, tenho duas obras lidas que posso opinar e gostei bastante. Por favor, nunca pedi nada a vocês, rs.
Aguardo retorno!
Grata 🙂
Illyana

    TAG - Experiências Literárias 30 de agosto de 2018 Responder

    Oi, Illyana! Todas as pessoas da lista trabalham aqui com a gente <3

Day 30 de agosto de 2018 Responder

Me cadastrei agora e estou super ansiosa pelo primeiro livro

    TAG - Experiências Literárias 30 de agosto de 2018 Responder

    Bem-vinda ao clube, Day!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Posts relacionados